Receita de Rosca Trançada Salgada

Olá!! Depois de uns dias gripada, já quase totalmente recuperada, minha fome voltou. Veio um desejo de comer uma rosca salgada que fazia há muitos anos atrás quando a família era maior. Catei nos meus cadernos de receita e nada! Não tenho ideia de onde está. Tenho 3 cadernos que montei e mais um monte de recortes. E o desejo daquela rosca só na minha cabeça. Então o jeito foi criar com o que tenho aqui. E é quase sempre assim quando resolvo cozinhar. Abro a geladeira e vejo o que tenho, ponho na bancada e dou uma analisada. Penso no que combina com o quê e boto a mão na massa. Esse é sempre um bom momento!
Como sei que vai ter quem se interessa em fazer, aí vai a receita.

Recheio:
1 abobrinha de tamanho médio
sal e pimenta preta em pó
presunto
queijo
requeijão (não controlei a quantidade, o que usei vem em bisnaga, espremi um pouco aqui e ali, não muito tá?)
1/2 xícara de ricota amassada com o garfo.
orégano e manjericão
ovo para pincelar e grãos de gergelim

Lave e corte a abobrinha em rodelas. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo e frite-as, só para murchar. Salpique com uma pitadinha de sal e pimenta. Reserve.

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de óleo de soja
1 pitada de sal
1 xícara de leite morno
1 envelope de fermento químico

Junte a farinha, o sal com o fermento e misture. Acrescente os ingredientes úmidos e misture até ter uma massa homogênea e lisa que não grude na mão

Abra a massa com o rolo até a espessura de 5mmcom largura de mais ou menos 25cm. Centralize os ingredientes em camadas, deixando de cada lado uma borda vazia de massa de uns 6 a 7 cm de largura. Coloquei pela ordem as abobrinhas, o presunto,o queijo, orégano, a ricota, as folhas de manjericão e o requeijão. Com a faca, faça cortes de 1cm de largura nas bordas sem o recheio. Levante-as e vá cruzando sob a rosca. Pincele com o ovo batido e salpique o gergelim.
Aqueça o forno e asse em temperatura media ou baixa, conforme seu forno
Como inventei com o que tinha, numa próxima vou aumentar a quantidade de abobrinha ( a que usei era pequena, então quase não dá pra ver na foto do corte) Mas com toda a certeza, vale a pena fazer, ficou muito bom para um lanche.
Se você fizer, depois vem me contar!!
Beijos e um ótimo final de semana que já se aproxima!



Um comentário:

  1. Hola Maria Luisa que rica se ve esa rosca !,que tenga un óptimo fin de semana
    Besos

    ResponderExcluir

Seu comentário me alegra!